Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Farmácia

Farmácia

Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 19h53 | Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 19h26 | Acessos: 5741

O Curso de Bacharelado em Farmácia tem como objetivo formar o profissional farmacêutico com competências norteadas por fundamentos científicos teóricos e práticos, a fim de atuar em diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde. Esse profissional será capaz de intervir na saúde do indivíduo, da família e da comunidade, ao propor planos de ação e alternativas resolutivas para a promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde, além de prevenção de doenças, com visão e arrojamento em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica visualizados pela oferta de produtos e serviços que melhorem a qualidade de vida. Além disso, pretendemos garantir a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, centrando-se no ensino, mas vinculando-se estreitamente com as atividades de extensão e pesquisa, proporcionando a educação continuada e a prática investigativa.

A estrutura curricular pedagógica está organizada para possibilitar, desenvolver e consolidar conhecimentos, competências, habilidades e atitudes dentro dos eixos; Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde, contemplando a integração ensino-serviço-comunidade, tendo os valores éticos como essenciais nesse processo para a construção de recursos humanos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. O Curso de Bacharelado em Farmácia busca construir um perfil profissional centrado nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, de maneira integrada às análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, alinhando as ações para intervenção adequada no processo de saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, de acordo com a realidade epidemiológica, pluralidade social, econômica e cultural.

 

Informações Gerais:


Duração do Curso: 5 anos

Períodos: 10 períodos

Turno: Diurno

Créditos: 300

Hora-aula: 4 500 horas

Vagas: 45 vagas por período letivo, com duas entradas no ano letivo

Coordenador do Curso: Prof. Dr. Carlos Márcio Ponce de Leon

Telefone: (83) 33721900

Endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Documentos Importantes:


Estrutura Pedagógica do Curso

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado II


 •  Ficha de Frequência (Deve ser assinada e carimbada pelo supervisor)

 
•  Ficha de Avaliação (Deve ser assinada e carimbada pelo supervisor)
 
•  Certidão de Carga Horária (Deve ser assinada e carimbada pelo supervisor)

 

Estágio Supervisionado III


  •  Frequência e Ficha de Avaliação do Supervisor (local de estágio)

 •  Relatório Final (Modelo)

 •  Modelo de Certidão do Concedente (caso solicite antecipação de colação de grau)

 •  Resolução CF/CES nº 04/2010 Resolução CF/CES nº 04/2010

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)


 • Resolução no 02/2010 - Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Bacharelado em Farmácia, do Centro de Educação e Saúde, da UFCG, e dá outras providências;

 Manual Para Defesa de TCC Online Do Curso De Bacharelado em Farmácia;

 • Ficha de Avaliação do Pré-Protejo - Farmácia;

 

Farmácia-Escola: “Manoel Casado Almeida”

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado Farmacêutico (NEPFARMA)

 

Fim do conteúdo da página