Página inicial > Noticias > Noticias > Extensão > Roda de Conversa - Educação Inclusiva no Ensino Superior

Roda de Conversa - Educação Inclusiva no Ensino Superior

Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 17h55 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 10h29 | Acessos: 734

Encontro realizado, às 14h, no Auditório Central do Centro de Educação e Saúde (CES)

DSC0277

Nesta quarta-feira, 10, integrantes do projeto de extensão “BATE – PAPO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PROBEX 2022”, realizaram uma roda de conversa para um momento de integração e diálogo sobre a importância da visibilidade e acessibilidade das práticas inclusivas em âmbito universitário.

Mestra em Serviço Social e palestrante do evento Fábia Halana destacou ''eu penso que a visibilidade em relação a acessibilidade na Universidade e nos núcleos acadêmicos é super importante porque possibilita a promoção da permanência de qualidade para os alunos com deficiências, a medida que ele estar num espaço em que é oferecido instrumentos e ferramentas no apoio dele durante essa permanência, ele tem muitas oportunidades de se desenvolver, de trocar experiências e de viver a Universidade em sua totalidade, então a acessibilidade é o ponto-chave, claro que tem outros, a própria inclusão e o anticapacitismo, então é de fundamental importância os debates acadêmicos dos graduandos, professores e funcionários em torno da temática da acessibilidade tanto dos alunos enquanto pesquisadores/estudiosos sobre as temáticas que envolvem as pessoas com deficiência''.

''Lembrar que não é sobre rampas que por ser algo mais visual é aquilo, mais entender que acessibilidade são nossas próprias atitudes a questão metodológica do preparo do material para os alunos como também o atendimento aos alunos, como também a acessibilidade nas políticas públicas e nos espaços físicos, é sobre ampliar esse olhar sobre o tema. Principalmente nas Universidades que é um dos começos para a vida das pessoas, é onde se tem contato com a diversidade e tudo mais. A Universidade é um espaço importante de formação de vivência e de experiências'', finalizou Fábia.

O projeto marca a retomada das atividades presenciais, já que suas últimas realizações foram feitas de forma remota devido aos protocolos geral de Biossegurança do CES/UFCG contra a Covid-19.

A programação ainda teve música ao vivo com apresentação do aluno do curso de Nutrição e extensionista do projeto “BATE – PAPO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA'', Isaac Albuquerque e um Coffee Break no final do evento.

O evento emitiu certificados (carga horaria 3h); Apenas para inscritos.

DSC0258

DSC0259

DSC0264

DSC0275

DSC0281

DSC0287

DSC0284

Sequência de fotos registradas em diversos momentos da reunião. Imagem1: O ambiente é um auditório com paredes brancas, porta de ferro e vidro na lateral direita, com uma mesa com toalha branca, uma jarra e copos de vidro e ao fundo uma caixa de som e um notebook, exibindo um slide com a frase, Educação inclusiva no ensino superior por Fábia Halana, e no centro estão quatro pessoas, uma garota em pé de cabelos ruivos usando um vestido estampado e máscara azul, dois rapazes sentados num sofá preto, ambos de camisas pretas, um segura um celular e outro usa um boné e segura um microfone.

imagem2: O ambiente é o palco do auditório com paredes brancas, ao centro são três sofás o do meio branco e os das laterais são pretos, mais ao lado um homem de costa com camisa azul clara, em cima do palco um mural de madeira com a seguinte frase, Bate-papo sobre educação inclusiva, e ao fundo as bandeiras do Brasil. da Paraíba e do Município de Cuité e uma televisão grande preta.

imagem3: O ambiente é o centro do auditório com paredes brancas, onde se estar uma mulher, alta, branca, com cabelos loiros na altura do rosto, gorda, usando uma blusa verde e calça azul, na frente de três sofás o do meio branco e os das laterais são pretos, em cima do palco um mural de madeira com a seguinte frase, Bate-papo sobre educação inclusiva.

imagem4: O ambiente é o centro do auditório com paredes brancas, onde se estar dois rapazes em pé ao lado de três sofás, um deles preto, outro branco e outro preto. ambos usam camisas pretas, ambos usam óculos sendo que um segura um celular e outro usa boné e segura um microfone e um bastão guia cegos.

imagem5: Destaque para a palestrante Fábia Halana, mulher numa cadeira de rodas, de cabelos loiros na altura dos ombros, ao lado de um homem sentado de camisa preta num sofá preto, ao fundo uma porta de ferro e vidro, uma mesa com toalha branca e uma jarra e copos de vidro em cima e ao fundo uma caixa de som com um notebook.

imagem6: Destaque para a palestrante Lenina Lopes, mulher baixa, em pé, gorda, de cabelos pretos na altura dos ombros, ao lado de um sofá branco, na lateral direita dois rapazes de camisas pretas, na lateral esquerda um homem sentado de camisa azul claro, ao fundo no palco do auditório o mural de madeira com a seguinte frase, Bate papo sobre educação inclusiva, e em exibição na parede branca o slide com a frase, respeito& dialogo&, desconstrução& anticapacitismo& e inclusão.

imagem7: Destaque para o palestrante Marcus Bessa, homem alto, em pé, de cabelo curto e preto, usando uma camisa azul clara e calça azul escuro em frente a um sofá branco, a sua esquerda uma mulher sentada num sofá preto e a sua direita dois rapazes sentados num sofá preto, e ao fundo o mural de madeira com a frase, Bate papo sobre educação inclusiva, e na parede branca sendo exibido a mensagem do slide a frase, respeito& dialogo&, desconstrução& anticapacitismo& e inclusão.

imagem8: O ambiente é um auditório com paredes brancas, com janelas de vidro e cortinas azuis e ar-condicionados, cadeiras da cor azul escuro, ocupadas por pessoas usando máscaras.

(Ascom CES/UFCG)

registrado em: ,,