Página inicial > Noticias > Noticias > Sai Edital de Convocação para candidatos PPI e PcD da 1ª Chamada da Lista de Espera

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2024, 16h37 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 16h38 | Acessos: 244

Datas de apresentação presencial dos candidatos variam de acordo com o campus. Candidatos poderão comparecer a qualquer campus onde as Comissões de Validação atuarão.

A Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou nesta quinta-feira, dia 4, o Edital de Convocação para o procedimento complementar à autodeclaração como pessoa preta, parda ou indígena (PPI) ou pessoa com deficiência (PcD), para candidatos classificados na 1ª Chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024.

Todos os candidatos convocados que concorrem às vagas reservadas deverão comparecer às comissões de Validação para homologação das cotas PPI ou PcD, em um dos campus da UFCG onde as comissões atuarão. O candidato pode se apresentar a qualquer Comissão de Validação, mesmo que não seja no campus onde o curso por ele escolhido é ministrado.

O cadastramento destes candidatos só será concluído caso sua situação seja considerada validada pelas comissões. O não comparecimento do candidato às Comissões de Validação implica em sua exclusão automática da 1ª Chamada da Lista de Espera do SiSU 2024.

Atuação das comissões de Validação

As comissões de Validação PPI atuarão nos campi Campina Grande, Cajazeiras e Patos, enquanto que as comissões de Validação PcD atuarão apenas nos campi Campina Grande e Cajazeiras.

As datas de apresentação presencial dos candidatos, locais em cada campus e horários estão descritas no cronograma do Edital de Convocação. O resultado da atividade das comissões será divulgado na página eletrônica da Comprov.

O procedimento não se restringe à entrega da documentação exigida. A Comissão de Validação também irá verificar se o candidato apresenta os traços fenotípicos que o identifiquem como pessoa negra ou indígena: cor da pele, cabelo (inclusive aqueles alisados), formato do nariz e boca, “maçãs do rosto”.

Ao se apresentarem às comissões, os candidatos deverão estar munidos de documento original de identificação com foto, em perfeitas condições. Durante a apresentação, não será permitido o uso de óculos de sol, acessórios, artigos de chapelaria e/ou adereços, nem fazer uso de maquiagem e ter se submetido a bronzeamento, seja natural ou artificial, e vestimentas que dificultem a identificação dos traços fenotípicos. Em hipótese alguma, a Comissão realizará a verificação por procuração.

Confira aqui o Edital de Convocação para as comissões de Validação PPI e PcD.

Confira aqui todas as publicações referentes ao SiSU 204 na UFCG.

(Ascom UFCG)