Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Noticias > Noticias > UFCG conclui missão de apoio à agricultura familiar na África
Início do conteúdo da página
Noticias

UFCG conclui missão de apoio à agricultura familiar na África

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2024, 18h27 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 18h31 | Acessos: 162

 

Missão técnica do Projeto Além do Algodão, que durou 18 meses, beneficiou mais de oito mil agricultores familiares da Tanzânia.

africa 1

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Programa Alimentar Mundial (WFP) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores finalizaram no último dia 28 de março, na Tanzânia, uma missão técnica do Projeto Além do Algodão, iniciativa que visa desenvolver a agricultura familiar na África e impulsionar o crescimento econômico equitativo e inclusivo para a população local.

De acordo com dados do Centro de Excelência contra a Fome do WFP, cerca de 40% da população da Tanzânia (mais de 18 milhões de pessoas) - um dos maiores países do continente africano -, dependem da cadeia produtiva do algodão para sua subsistência diária. No entanto, até 70% do que é produzido atualmente é exportado sem agregar valor internamente ao país.

Os trabalhos da missão técnica, desenvolvidos na cidade de Mwanza, englobando os distritos de Magu, Misungwi e Kwimba, duraram 18 meses e beneficiaram mais de oito mil agricultores familiares da região, envolvidos no processo de capacitação e compartilhamento de saberes.

"Foram realizadas diversas ações de Educação Nutricional e Alimentar, além de iniciativas no âmbito da agricultura familiar, a exemplo de construções de cisternas para melhor aproveitamento da água, de fogões ecológicos que reduziram em mais de 90% o desmatamento para utilização de lenha, de filtros caseiros para filtragem da água destinada ao consumo humano e transmissão de conhecimentos e tecnologias de uso consciente da água, como barragens subterrâneas", detalha a professora Vanille Pessoa, do curso de Nutrição do campus Cuité, coordenadora da equipe da UFCG, composta pela professora Alfredina Santos e pelo professor colaborador Luderlândio Silva, ambos do campus Pombal.

“Os objetivos da iniciativa, de apoiar o aumento do rendimento dos pequenos agricultores e de melhorar a sua segurança alimentar e nutricional, foram alcançados se estruturando em quatro pilares principais, a saber: retomar a produção de algodão e de culturas alimentares consorciadas, em colaboração com outros projetos de algodão; agregar valor à cultura, aos seus subprodutos e à produção consorciada de culturas alimentares; reforçar a comercialização do algodão e das culturas alimentares associadas; e contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos pequenos agricultores e consumidores locais. Com isso, as vidas dos tanzanianos envolvidos no projeto nunca mais serão as mesmas, assim como a vida das pessoas que foram do Brasil para lá. Ficamos honrados em sermos uma instituição que tem expertise para compartilhar conhecimento”, explicou.

De acordo com a professora Vanille Pessoa, um evento será realizado em breve no campus Cuité para compartilhar as experiências da missão com a comunidade acadêmica.

(Ascom UFCG)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página