Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Noticias > Noticias > Alunos de Enfermagem CES/UFCG realizam visita técnica à Clínicas em Campina Grande
Início do conteúdo da página
Noticias

Alunos de Enfermagem CES/UFCG realizam visita técnica à Clínicas em Campina Grande

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 15h57 | Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 16h00 | Acessos: 890

Atividade fez parte da disciplina “Avaliação e Tratamento de Feridas e Curativos”, ministrada pela Profa. Dra. Alana Tamar

 

Visita Técnica à Clínica Cicatriza


Na última segunda-feira, dia 22/08/2022, alguns discentes da turma do 5ª período do curso de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade Federal de Campina Grande/CES, realizaram uma visita técnica à Clínica Cicatriza, localizada em Campina Grande. A atividade fez parte da disciplina “Avaliação e Tratamento de Feridas e Curativos”, ministrada pela Profa. Dra. Alana Tamar.


“Agradecemos à Dra. Marina Sandrelle e à Dra. Fábia Letícia por todos os esforços empreendidos para que esse momento pudesse acontecer, pela apresentação da clínica, da dinâmica do serviço e explicações técnicas e científicas sobre as coberturas e tratamentos disponíveis para os pacientes com feridas. Também agradecemos aos demais profissionais que nos acolheram e fazem parte desta equipe empreendedora que, por mérito e ousadia, envereda neste promissor ramo da assistência à saúde. Desejamos muito sucesso!!” (Profa. Dra. Alana e discentes).

 

Dados técnicos


A Clínica Cicatriza foi fundada em 2011 e surgiu para atender à enorme demanda por um serviço humanizado na prevenção e tratamento de feridas, oferecendo o que existe de mais moderno em equipamentos e técnicas na área de cuidados com ferimentos.


A clínica tem a missão de acolher pessoas com feridas, cicatrizando no menor tempo possível. Hoje oferece atendimento a pessoa com ferida em 3 unidades (Campina Grande, João Pessoa e Caruaru. Em breve, também em Recife).

 

Visita Técnica à Clínica Hiperbárica Campina Grande


No mesmo dia, os discentes da turma do 5ª período do curso de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade Federal de Campina Grande/CES, realizaram outra visita técnica, desta vez à Clínica Hiperbárica Campina Grande. A atividade fez parte da disciplina “Avaliação e Tratamento de Feridas e Curativos”, ministrada pela profa Dra Alana Tamar que apresenta na teoria o uso do oxigênio sob pressão em câmara hiperbárica para o tratamento de feridas. Na ocasião, docente e discentes tiveram a oportunidade de presenciar uma seção com pacientes, receber toda orientação técnica-científica sobre o assunto e participar de uma seção simulada.


“Agradecemos ao Drª Schubert Luigi, à Dra Izabelle Cabral e à enfermeira Andréa Magna pelo maravilhoso acolhimento, pela explicação técnica-científica, a apresentação da clínica e nos oportunizar esta experiência única e maravilhosa em nossas vidas profissional; aos demais funcionários pela receptividade. Desejamos que este excelente serviço seja cada vez mais próspero e que mais pacientes tenham acesso a esse tratamento para cicatrizar suas feridas complexas!” (Profa. Dra. Alana e discentes).

 

Dados técnicos


A Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) consiste na inalação de oxigênio puro, submetendo o paciente a uma pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão existente ao nível do mar. O tratamento é realizado em câmaras hiperbáricas, que são, basicamente, cilindros fabricados em aço que suportam pressão. O Oxigênio é fornecido por meio de máscaras e cada sessão dura de 90 a 120 minutos.


Na Clínica Hiperbárica de Campina Grande se utiliza a câmara multiplace, onde podem ser tratados simultaneamente até 14 pacientes, que são acompanhados por um enfermeiro devidamente treinado, além de todo o procedimento ser monitorado externamente pelos nossos profissionais.


A clínica possui uma equipe multiprofissional especializada e capacitada, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Todos comprometidos em oferecer um atendimento seguro, rápido, técnico e humanizado, oferecendo o melhor atendimento aos seus pacientes e aos médicos que indicam este tratamento, total tranquilidade e segurança desse método terapêutico inovador.


Durante as sessões de tratamento ocorre a normalização da cicatrização de feridas, o combate de diversas infecções e outras doenças graves.


O custo-benefício da utilização desse método terapêutico é excelente, pois ele reduz o tempo da utilização de antibióticos, proporciona abordagem menos agressiva e invasiva por parte das intervenções cirúrgicas (tal como a amputação), reduz o número de cirurgias, o tempo de recuperação e de hospitalização do paciente.

 

e4d92933 696b 409c a2af 2977a1cc192e

8ae0000b c8c2 41e2 aae5 390f63ab0de4

capture 20220824 154351

4b101858 dba1 4da2 a081 570c0743cb93

73d0758e c95b 4bfc 91f2 14ad5331b678

 

 

(Profa. Dra. Alana Tamar)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página