NEPFARMA UFCG tem aplicativo premiado durante congresso de Ciências Farmacêuticas em Natal/RN
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado Farmacêutico (NEPFARMA), coordenado pela Professora Doutora e farmacêutica Camila de Albuquerque Montenegro, docente do curso de Farmácia do Centro de Educação e Saúde, campus Cuité.
Nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2023, em Natal/RN, aconteceu o Congresso CFF de Ciências Farmacêuticas – "Conhecimento e Inovação em Prol da Valorização Profissional", com a perspectiva de alinhar esses aspectos para oportunizar preparo, arrojamento e solidez ao farmacêutico, tornando-o visível e considerado para o atendimento de necessidades de uma população, ao promover, proteger, recuperar, manter saúde e prevenir doenças.
Para o evento, o Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité/PB, disponibilizou o transporte até Natal/RN, para cerca de 55 estudantes, sob a logística de Samuel (setor de transporte) e condução dos motoristas André, Enéas, Jair e Adeildo, aos quais somos gratos! Somando-se aos demais graduandos de Farmácia da UFCG, egressos, farmacêuticas da farmácia escola, professoras e professores estima-se que a UFCG foi fortemente representada por cerca de 80 participantes.
No aspecto de produção científica, a comissão científica do congresso recebeu 1282 trabalhos de todas as regiões do país; 993 aprovados para o formato de banner digital e 21 selecionados para a modalidade de apresentação oral, dentre os quais 2 (dois) dos selecionados foram “CLINIC GAME” NO ENSINO- APRENDIZAGEM DO CUIDADO FARMACÊUTICO”, de autoria de Manuella Correia de Moraes Neves¹, Eduardo Deley Nogueira Medeiros¹, Vladimir Soares Catão², Camila de Albuquerque Montenegro², fruto do PIBIC 2022-2023 e “SAFE ADHERENCE”: APLICATIVO PARA GESTÃO DE CONDIÇÕES CRÔNICAS”, de autoria de Eduardo Deley Nogueira Medeiros¹, Manuella Correia Moraes¹, Pedro Lucas Pereira¹, Danne Makleyston Gomes Pereira² (Instituto Federal do Ceará), Vladimir Soares Catão¹, Camila de Albuquerque Montenegro¹, que reuniu resultados do PIBITI 2022-2023.
Ambos os trabalhos foram apresentados de modo oral pelo graduando do 8º período de Farmácia, Eduardo Deley Nogueira Medeiros, que conquistou a premiação de 4º Melhor trabalho do congresso, com a validação do aplicativo Safe Adherence. Assim, ressalta-se o destaque da UFCG na pesquisa e inovação em Cuité/PB, um campus de expansão, interiorização e acesso ao ensino de nível superior.
Válido destacar que o design thinking e validação do “Clinic game” gerou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduanda Manuella Correia, defendido no último dia 24 de outubro de 2023 e com ele acredita-se que a inserção do jogo no cotidiano pedagógico dos estudantes de graduação em Farmácia aperfeiçoe o ensino e gere dados para fundamentar e incentivar a adoção da metodologia por outros, o que possibilita aprimorar habilidades e transformar condutas e comportamentos na formação do farmacêutico, além de acentuar a qualidade do ensino de nível superior.
O aplicativo “Safe adherence” foi criado por Pedro Lucas Pereira durante PIBITI vigência em 2021-2022, cujo design thinking do mesmo compôs o seu Trabalho de Conclusão de Curso. A validação do app compôs o PIBITI vigência 2022-2023 para a qual o aluno Eduardo Deley esteve vinculado. O “Safe adherence” tem o objetivo de melhorar a gestão das condições crônicas não transmissíveis, como o diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica, que estão entre as principais causas de morbimortalidade em todo o mundo. O software se baseia no uso da tecnologia de QR Code gerados durante a consulta farmacêutica, os quais são adesivados nas embalagens dos medicamentos dos pacientes, durante a consulta farmacêutica. O usuário realiza a leitura desse código por meio do aplicativo e é redirecionado para a página referente ao medicamento, onde terá informações sobre a indicação, como tomar, armazenamento e descarte. Ressalta-se ainda que todas essas informações são disponibilizadas por emissão de voz.
Dessa forma, com o uso da aplicação, espera-se alcançar uma maior inclusão sociodigital, aproximação do farmacêutico com o paciente, além de promover educação em saúde. O software está em processo de registro de propriedade intelectual e está na Google store, para seguir para a etapa de validação pelos usuários do App. Para a criação do aplicativo contou-se com a colaboração do Danne Makleyston Gomes Pereira (programador colaborador e doutor em Ciência da Computação pela UFC).
Esses resultados pertencem aos projetos alinhados à inserção de Tecnologias na educação e na saúde do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado Farmacêutico (NEPFARMA), orientados pela Professora Doutora e farmacêutica Camila de Albuquerque Montenegro, docente do curso de Farmácia e pelo Professor Doutor em Ciência da computação Vladimir Soares Catão, docente dos cursos de Licenciatura, ambos do Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité/PB, da UFCG. São pesquisas como essas, que colocam o curso de Farmácia e a UFCG em visibilidade nacional, com geração de produto tecnológico e para atender necessidades em saúde de uma população.
Texto produzido pela Profa. Dra. Camila de Albuquerque Montenegro.
Redes Sociais