Simpósio: Jardins Botânicos, Meio Ambiente e Cultura no Curimataú paraibano é realizado no Campus de Cuité da UFCG
Na última segunda-feira, 7 de julho, o Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité da UFCG, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Secretaria de Educação do município, realizou o Simpósio: Jardins Botânicos, Meio Ambiente e Cultura no Curimataú Paraibano.
Este evento, que marcou um grande passo no projeto de implantação do Jardim Botânico de Cuité, teve como objetivo reforçar a importância da integração entre meio ambiente, educação e cultura local para a construção de um futuro mais sustentável e harmonioso com o território.
A solenidade de abertura contou com a presença das seguintes autoridades:
Prof. Ramilton Marinho (Diretor do CES), Luiz Sodré (Vice-diretor do CES), Mário Ribeiro (Secretário Municipal de Agricultura), Ismael Moura (Secretário Municipal de Cultura), Plínio Lima (Secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer), Silvia Guimarães (Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Rafael Pimenta (Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Aline Nieble (Secretária Municipal de Educação), Arnaldo Menezes (Diretor do Jardim Botânico da UEPB), Mariana Carneiro (Gerente Operacional da Fauna Silvestre da SEMAS-PB) e Cleitiane Santos (Gerente Operacional de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gerenciamento Costeiro da SEMAS-PB).
O evento contou com a participação de palestrantes renomados que abordaram temas essenciais sobre o papel dos jardins botânicos na preservação ambiental e no desenvolvimento regional. As palestras foram ministradas por: Zenaide Nunes Magalhães de Araújo (Presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos), Daniel Duarte (Professor da UFPB), Renato Albuquerque (Consultor do SEBRAE-PB).
Essas palestras foram seguidas por uma Mesa de Debate sobre o Horto Florestal do Olho D'Água da Bica, destacando a importância desse espaço para a preservação da flora local e seu papel no ecossistema regional.
A programação da tarde também incluiu uma visita à área onde será implantado o Jardim Botânico de Cuité, localizada próxima ao Bairro Antônio Mariz. A visita contou com a participação de autoridades locais, representantes da SEMAS-PB e imprensa local, que puderam conhecer de perto o espaço que em breve será um importante ponto de educação ambiental, preservação e pesquisa.
O evento também proporcionou um momento lúdico e educativo para os alunos das Escolas Municipais de Cuité, como parte da programação. Alunos de escolas como Domiciano Queiroz (Distrito do Melo), Jácio Furtado (Sítio Muralhas), Terezinha Gomes (Sítio Espinheiro), Antero Ferreira (Sítio Catolé) e Nailde Medeiros (Sítio Bujari) participaram de atividades no Clube de Ciências, além de um acolhimento lúdico na Ocas Coités, conduzido pela psicóloga Eliane Medeiros Costa.
O Simpósio também contou com a Feirinha de Hortifruti da Agricultura Familiar, um espaço dedicado a produtores locais, que apresentaram produtos livres de agrotóxicos e de qualidade, reforçando a importância da agricultura sustentável na região.
Redes Sociais