Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Noticias > Noticias > SiSU 2020.1 - Cursos não incluídos na terceira chamada podem constar na quarta chamada da UFCG
Início do conteúdo da página
Noticias

SiSU 2020.1 - Cursos não incluídos na terceira chamada podem constar na quarta chamada da UFCG

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 14h15 | Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 15h03 | Acessos: 960

Candidatos na lista de espera devem ficar atentos ao surgimento de vagas.

 

Candidatos inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2020.1, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que não foram convocados nas três primeiras chamadas, devem ficar atentos à quarta e última chamada, programada para o próximo dia 3 de março.

É que, além das vagas não preenchidas na terceira chamada, também serão disponibilizadas as vagas decorrentes da não realização da matrícula em disciplinas - marcada para a próxima segunda-feira, dia 2 de março -, por alunos já cadastrados.

A matrícula em disciplinas do aluno ingressante é obrigatória e deve ser realizada na coordenação do curso onde se cadastrou. O não comparecimento implicará na perda do direito à vaga, mesmo que o aluno ingressante já tenha feito o cadastramento.

Desta forma, mesmo que todas as vagas de um determinado curso tenham sido preenchidas nos cadastramentos já realizados, há a possibilidade de que sejam convocados novos candidatos na quarta e última chamada.

Classificados e suplentes

Na quarta chamada, serão convocados os candidatos classificados em até cinco vezes o número de vagas remanescentes de cada curso, respeitando-se a classificação para vagas livres e reservadas (cotas).

Será listado como “classificado” o candidato convocado no limite das vagas disponíveis para cada curso. Será listado como "suplente” o candidato convocado além do limite de vagas ofertadas.

Por exemplo: se um determinado curso tiver três vagas remanescentes, serão convocados 15 candidatos, sendo três classificados e 12 suplentes.

Os classificados convocados na quarta chamada deverão realizar o cadastramento (registro acadêmico) e a matrícula em disciplinas na mesma ocasião, nos dias 5 e 6 de março, na coordenação do curso para qual o estudante foi classificado, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Os suplentes também deverão realizar o cadastramento nos dias 5 e 6, para que sejam habilitados para concorrer à vaga. A confirmação ficará condicionada à desistência de classificados na 4ª chamada ou desistência de outros candidatos já cadastrados, respeitando-se rigorosamente a ordem de classificação.

A divulgação da relação de suplentes efetivamente vinculados será feita no dia 12 de março. Eles deverão realizar a matrícula em disciplinas no dia 16 de março.

Validação de Autodeclaração

Cotistas raciais e Pessoas com Deficiência (PcD) convocados na Quarta Chamada deverão passar por Validação de Autodeclaração, procedimento anterior ao cadastramento, também nos dias 5 e 6 de março. O horário de funcionamento das comissões é das 8h às 11h e de 14h às 16h.

Os classificados em cursos de graduação nos campi Campina Grande (que têm como centros de Ensino o CH, CCT, CTRN, CEEI e CCBS), Cuité (CES) e Sumé (CDSA) devem se apresentar no Bloco BG, no campus Campina Grande. Já os classificados nesta condição para vagas nos campi Patos (CSTR), Pombal (CCTA), Sousa (CCJS) e Cajazeiras (CFP) devem se apresentar no campus Cajazeiras.

Os candidatos deverão obrigatoriamente apresentar-se à Comissão de Validação de Autodeclaração, apresentando documento oficial de identificação com foto.

Os candidatos que se autodeclararam Pretos ou Pardos serão avaliados com base exclusivamente no fenótipo, enquanto que os autodeclarados Indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Candidatos que se autodeclararam com deficiência passarão por análise documental do laudo médico. Candidatos com deficiência que se autodeclararam pretos ou pardos também devem se apresentar à Comissão de Validação da Autodeclaração.

Nos dias de funcionamento das comissões de Validação de Autodeclaração, é publicada a lista de candidatos cotistas (PPI e PcD) validados, constantemente atualizada ao longo do dia. Só após ter sua autodeclaração validada é que o candidato cotista deve realizar o cadastramento.

Veja aqui o calendário e outras informações.

Veja no edital toda a documentação necessária.

(Ascom UFCG)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página